sexta-feira, 16 de novembro de 2012

programação Nov 2012



Um total de 36 filmes, incluindo vários títulos inéditos no país, estão na programação da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul atingindo as 26 capitais estaduais brasileiras e o Distrito Federal, sempre com entrada franca. No RECIFE, o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco é mais uma vez a casa que, pelo sexto ano, recebe o festival entre 23 e 29 de novembro.

O grande homenageado do evento em 2012 é o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade em todo o mundo. Seu trabalho é reconhecido pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns. Estão programados o clássico “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim, “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca, e “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiencia negra no Brasil a partir da figura de um artista popular.

A programação traz ainda uma série de títulos inéditos no circuito comercial, como os longas-metragens “Hoje”, de Tata Amaral, e “O Dia Que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. O documentário “O Dia Que Durou 21 Anos” revela documentos secretos que confirmam articulações de governos norte-americanos para a derrubada do presidente João Goulart, seguida pela instauração da ditadura militar brasileira (1964-1985). “Hoje”, por seu turno, aborda reflexos atuais de fatos ocorridos durante essa mesma ditadura e tem no elenco Denise Fraga e o ator uruguaio Cesar Troncoso. O filme foi o grande vencedor do Festival de Brasília, onde acumulou cinco premiações, inclusive de melhor filme e de melhor atriz.

Também inédito comercialmente no país, o colombiano “Chocó”, de Jhonny Hendrix Hinestroza, foi lançado pelo Festival de Berlim deste ano e transformou-se em grande sucesso de público: meio milhão de pessoas assistiram ao filme na Colômbia. A obra destaca os problemas do desemprego, do desalojamento e da violência doméstica.

Com sua estreia mundial também promovida pelo Festival de Berlim, o indicado oficial pelo Uruguai ao Oscar de Filme Estrangeiro “A Demora” mostra uma mulher, de família pobre, que não consegue internar seu idoso pai em um asilo e acaba tomando uma atitude drástica. Assinado pelo cultuado diretor Rodrigo Plá, o longa é inédito nas salas brasileiras.

Maior bilheteria de um documentário em cinemas do Equador, “Com o Meu Coração em Yambo” tem sua estreia brasileira na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Trata-se da história de uma família colombiana que foge da violência política de seu país e acaba tendo dois de seus filhos sequestrados e desaparecidos no Equador. A filha caçula María Fernanda Restrepo é a diretora do filme e nele realiza uma viagem pessoal misturada à memória de todo um país marcado por sua história.

Longa-metragem inédito no Brasil, o paulista “Último Chá”, de David Kullock, focaliza um solitário que vive em um velho casarão em demolição e cujo filho foi assassinado pela ditadura militar. Bruno Perillo e Antonio Petrim lideram o elenco.

Duas obras focalizam a lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada: o média-metragem “Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola, e o curta “Maria da Penha: Um Caso de Litígio Internacional”, de Felipe Diniz. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.

Na programação está ainda “Elvis & Madona”, longa vencedor do Prêmio da Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACIE) nas categorias melhor ator (para Igor Cotrim, melhor atriz (para Simone Spoladore), melhor diretor (para Marcelo Laffitte) e melhor filme segundo o júri popular. O divertido enredo acompanha o envolvimento de uma travesti com uma jovem entregadora de pizza.

Já "Batismo de Sangue", dirigido por Helvécio Ratton, trata da participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar brasileira, no fim dos anos 1960. Adaptado do livro homônimo de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti, o filme foi vencedor dos prêmios de melhor direção e melhor fotografia no Festival de Brasília e tem no elenco Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes e Ângelo Antônio.

As projeções da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontecem nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Em todos os locais há acessibilidade a pessoas com deficiência e as sessões contam com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente).

Uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras, a Mostra tem o objetivo de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948,  exibindo filmes produzidos recentemente nos países sul-americanos, criando espaços para que produtores e demais profissionais do cinema possam divulgar seus trabalhos relacionados aos Direitos Humanos.

A iniciativa conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Sesc. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Exibição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. A programação tem curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho.

Mais informações podem ser acessadas através do website www.cinedireitoshumanos.org.br.

PROGRAMAÇÃO - ENTRADA FRANCA - 23 a 29 de novembro - (exceto dia 26 de novembro)

23/11 - SEXTA-FEIRA
19h
Sessão de Abertura
A
Fábrica - Aly Muritiba (Brasil, 16 min., 2011, fic.)
Hoje - Tata Amaral (Brasil, 87 min., 2011, fic.) 
Classificação indicativa: 14 anos

24/11
SÁBADO
14h30
Disque
Quilombola - David Reeks (Brasil, 14 min., 2012, doc.)
Vestido
de Laerte - Claudia Priscilla, Pedro Marques (Brasil, 13 min., 2012, fic.)
A
Galinha que Burlou o Sistema - Quico Meirelles (Brasil, 15 min., 2012, doc./fic.)
O
Veneno Está na Mesa - Silvio Tendler (Brasil, 50 min., 2011, doc.)
Classificação
indicativa: 10 anos 16h30
Cachoeira
- Sérgio Andrade (Brasil, 14 min., 2010, fic.)
Classificação indicativa: 16 anos
18h30O Fio da Memória - Eduardo Coutinho (Brasil, 115 min., 1991, doc.)
Classificação
indicativa: livre
20h30
Marighella
- Isa Grinspum Ferraz (Brasil, 100 min., 2012, doc.)Classificação indicativa: 10 anos

25/11DOMINGO
14h30
Menino do Cinco - Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira (Brasil, 20 min., 2012, fic.)
Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional - Felipe Diniz (Brasil, 13 min., 2011, doc.)
Silêncio das Inocentes - Ique Gazzola (Brasil, 52 min., 2010, doc.)
Classificação indicativa: 12 anos
16h30
Porcos Raivosos - Isabel Penoni, Leonardo Sette (Brasil, 10 min., 2012, fic.)
O Cadeado - Leon Sampaio (Brasil, 12 min., 2012, fic.)
Dez Vezes Venceremos - Cristian Jure (Argentina, 75 min., 2011, doc.)
Classificação indicativa: 16 anos
18h30
Cabra Marcado para Morrer - Eduardo Coutinho (Brasil, 119 min., 1984, doc.)
Classificação indicativa: 12 anos
20h30Juanita - Andrea Ferraz (Brasil, 8 min., 2011, doc.)
O
Dia que Durou 21 Anos - Camilo Tavares (Brasil, 77 min., 2012, doc.)
Classificação indicativa: 10 anos

27/11 - TERÇA-FEIRA
14h30
Olho de Boi - Diego Lisboa (Brasil, 19 min., 2011, fic.)
Funeral à Cigana - Fernando Honesko (Brasil, 15 min, 2012, fic.)
Carne, Osso - Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros (Brasil, 65 min., 2011, doc.)
Classificação indicativa: 12 anos
16h30
Virou o Jogo: A História das Pintadas - Marcelo Villanova (Brasil, 15 min., 2012, doc.)
ChocóJhonny Hendrix Hinestroza (Colômbia, 80 min., 2012, fic.)
Classificação indicativa: 16 anos
18h30
Batismo de Sangue - Helvécio Ratton (Brasil, 110 min., 2006, fic.)
Classificação
indicativa: 14 anos

20h30
Estruturas
Metálicas - Cristian Vidal L. (Chile, 47 min., 2011, doc.)
Saia
se Puder - Mariano Luque (Argentina, 66 min., 2012, fic.)
Classificação
indicativa: 12 anos
28/11QUARTA-FEIRA
14h30O Garoto que Mente - Marité Ugás (Venezuela, 99 min., 2011, fic.)
Classificação
indicativa: 12 anos

16h20
Uma,
Duas Semanas - Fernanda Teixeira (Brasil, 17 min., 2012, fic.)A Demora - Rodrigo Plá (Uruguai / França / México, 84 min., 2012, fic.)Classificação indicativa: 10 anos
18h10 
O
Cadeado - Leon Sampaio (Brasil, 12 min., 2012, fic.)
A
Galinha que Burlou o Sistema - Quico Meirelles (Brasil, 15 min., 2012, doc./fic.)
Menino
do Cinco - Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira (Brasil, 20 min., 2012, fic.)
A
Fábrica - Aly Muritiba (Brasil, 16 min., 2011, fic.)Classificação indicativa: 12 anos

20h10
Com
o Meu Coração em Yambo - María Fernanda Restrepo (Equador, 137 min., 2011, doc.)
Classificação
indicativa: 10 anos

29/11QUINTA-FEIRA
14h30
Sessão de AudiodescriçãoExtremos - João Freire (Brasil, 24 min., 2011, doc.)À Margem da Imagem - Evaldo Mocarzel (Brasil, 72 min., 2003, doc.)
Classificação
indicativa: 10 anos

16h30
Sessão de AudiodescriçãoSanto Forte - Eduardo Coutinho (Brasil, 80 min., 1999, doc.)
Classificação
indicativa: 12 anos

18h

Justiça - Andrea Ruffini (Bolívia / Itália, 34 min., 2010, doc.)
Último
Chá - David Kullock (Brasil, 97 min., 2012, fic.)
Classificação indicativa: 12 anos
20h30
Elvis & Madona - Marcelo Laffitte (Brasil, 105 min., 2010, fic.)
Classificação
indicativa: 12 anos


Mostra Cinema Direto Canadense traz ao Recife vinte produções inéditas
Evento será encerrado com palestra de Thomas Waugh, da Concordia University - Um panorama da efervescente produção cinematográfica do Canadá entre as décadas de 60 e 70 será contemplado na Mostra Cinema Direto Canadense, que ocupa a sala João Cardoso Ayres, da Fundaj (Derby), de 19 a 25 de novembro. A programação traz vinte produções, entre longas e curtas ficcionais e documentais, em sua maioria, inéditos no Brasil. O Cinema Direto canadense foi um movimento tão importante para o Canadá quanto o Cinema Novo para o Brasil ou a Nouvelle Vague para a França. A partir dele, instaurou-se a modernidade cinematográfica no Canadá. Seus filmes foram pioneiros no uso de equipamentos de som direto sincrônico e câmeras leves, revolucionando a forma de fazer documentários e, por conseguinte, filmes ficcionais.
No dia 26, o encerramento do evento será feito no auditório da Aliança Francesa do Recife, no Derby, com a presença de Thomas Waugh, professor e pesquisador da
Universidade de Concórdia, em Montreal, especialista nos estudos de Cinema e
Sexualidade.

FILMES DA PROGRAMAÇÃO
Curtas
Sala João Cardoso Ayres (Fundaj)
Os corredores de raquetes de neve (Les Raquetteurs), 1958, 15' [Direção, fotografia e
montagem: Michel Brault, Gilles Gruolx. Som: Marcel Carrière]

Seg, 19/11, 16h | Sab, 24/11, 20h
Quebec-EUA ou a invasão pacífica (Quebec-USA ou la invasion pacifique), 1962, 28' [Direção:
Michel Brault e Claude Jutra. Fotografia: Michel Brault e Bernard Gosselin. Montagem: Claude
Jutra. Som: Marcel Carrière]

Seg, 19/11, às 16h | Sab, 24/11, às 20h
Veja Miami... (Voir Miami...), 1962, 31' [Direção e montagem: Gilles Groulx. Fotografia:
Bernard Gosselin. Som: Marcel Carrière.]

Seg, 19/11, 16h |Sab, 24/11, 20h
Elogio ao Chiac (Éloge du Chiac), 1969, 27' [Direção e montagem: Michel Brault. Fotografia:
Alain Dostie e Michel Brault. Som: Serge Beauchemin e Claude Hazanavicius]

Seg, 19/11, 16h |Sab, 24/11, 20h
Geneviève (Geneviève), 1965, 28' [Direção: Michel Brault. Roteiro: Alex Pelletier. Montagem:
Werner Nold. Fotografia: Georges Dufaux. Som: Marcel Carrière]

Seg, 19/11, 16h |Sab, 24/11, 20h
O Rapaz solitário (Lonely Boy), 1962, 26' [Direção: Roman Kroitor e Wolf Koenig. Fotografia:
Roman Kroitor. Som: Marcel Carrière. Edição: John Spotton e Guy L. Coté]

Ter, 20/11, às 16h |Sex, 23/11, às 18h
A Luta (La Lutte), 1961, 27' [Direção: Michel Brault, Claude Jutra, Claude Fournier e Marcel
Carrière. Fotografia: Michel Brault e Claude Fournier. Montagem: Michel Brault, Claude Jutra e
Claude Fournier. Som: Marcel Carrière]

Ter, 20/11, às 16h | Sex, 23/11, às 18h
Um jogo tão simples (Un jeux si simple), 1964, 29' [Direção e montagem: Gilles Groulx. Roteiro e texto: Marcel Dubé. Fotografia: Jean-Claude Labrecque e Guy Borremans. Som: Marcel Carrière]

Ter, 20/11, às 16h | Sex, 23/11, às 18h
Luvas douradas (Golden Gloves), 1961, 27' (Direção e montagem: Gilles Groulx. Fotografia: Guy Borremans, Bernard Gosselin, Claude Jutra, Michel Brault, Gilles Groulx. Som: Calude Pelletier, Joseph Champagne]

Ter, 20/11, às 16h | Sex, 23/11, às 18h
Skate (Rouli-roulant), 1966, 16' [Direção e roteiro: Claude Jutra. Fotografia: Michel Brault. Som: Sidney Pearson. Montagem: Werner Nold]

Ter, 20/11, às 16h | Sex, 23/11, às 18h
Longas - Sala João Cardoso Ayres (Fundaj)
Vamos, filhos (Come on Children), 1973, 95' [Direção: Allan King. Fotografia: William Brayne.
Montagem: Arla Saare. Som: Brian Avery e Paul Coombe]

Seg, 19/11, às 18h | Qui, 22/11, às 16h
O gato no saco (Le Chat dans le Sac), 1964, 74' [Direção, roteiro e montagem: Gilles Gruolx.
Elenco: Barbara Ulrich e Claude Godbout. Fotografia: Jean-Cluade Labrecque. Som: Marcel
Carrière]

Seg, 19/11, às 20h | Sex, 23/11, às 16h
Entre o mar e a água doce (Entre la mer et l’eau douce), 1965, 85' [Direção: Michel Brault.
Roteiro: Denys Arcand, Michel Brault, Marcel Dubé, Gérald Godin e Claude Jutra. Fotografia:
Michel Brault, Bernard Gosselin e Jean-Claude Labrecque. Montagem: Michel Braul e Werner
Nold. Elenco: Claude Gauthier e Geneviève Bujold]

Ter, 20/11, 18h
As Ordens (Les Ordres), 1974, 107' (Direção: Michel Brault. Roteiro:”Michel Brault. Fotografia:
François Protat. Montagem: Yves Dion]

Qua, 21/11, às 16h | Qui, 22/11, às 20h
Warrendale (Warrendale), 1967, 101' [Direção: de Alllan King. Fotografia: William Bryne.
Montagem: Peter Moseley. Som: Russel Heise e Mike Billings]

Qua, 21/11, às 18h
Acádia Acádia?!? (Acadie, l’Acadie?!?), 1971, 118' [Direção: Michel Brault e Pierre Perrault.
Fotografia: Michel Brault. Som: Serge Beauchemin. Montagem: Monique Fortier]

Qui, 22/11, 18h
Marido e Esposa (A Married Couple), 1969, 96' [Direção: Allan King. Fotografia: Richard
Leiterman. Montagem: Arla Saare. Som: Ron Alexander]

Sex, 23/11, às 20h | Sab, 24/11, às 16h
Meu Tio Antoine (Mon oncle Antoine), 1971, 104' [Direção: Claude Jutra. Roteiro: Clément
Perron. Fotografia: Michel Brault. Som: Claude Hazanavicius. Elenco: Jean Ducceppe, Olivette
Thibeault e Claude Jutra]

Qua, 21/11, às 20h | Sab, 23/11, 18h
Para aqueles que virão (Pour la suite du monde), 1962, 105' [Direção: Michel Brault e Pierre Perrault. Fotografia: Michel Brault e Bernard Gosselin. Som; Marcel Carrière. Montagem:
Werner Nold]   

Ter, 20/11, às 20h
Filme de encerramento
Auditório da Aliança Francesa, Derby.
No fim das contas (A Tout Prendre), 1964, 99' [Direção, roteiro e montagem: Claude Jutra.
Fotografia: Michel Brault, Bernard Gosselin e Jean-Claude Labrecque. Som: Micheal Belaieff.
Elenco: Cluaude Jutra e Johanne Harelle]
Sinopse: Primeiro longa metragem ficcional de Claude Jutra, o filme é um ícone da geração de
artistas e intelectuais franco-canadenses que viveram as transformações culturais e políticas
dos anos 60 no Canadá. Claude é um cineasta em crise política, amorosa e identitária que se
apaixona por uma cantora negra haitiana, Johanne. O filme é marcado por uma liberdade
estilística e por um humor ácido e uma narrativa que mescla documentário e ficção. Uma das
curiosidades do filme é a rápida aparição de François Truffaut, uma espécie de homenagem
que Jutra faz ao cinema francês. Embora No fim das contas seja dos maiores clássicos do
cinema canadense, o filme de Jutra jamais foi lançado comercialmente em DVD. Trata-se de
uma oportunidade única para o público brasileiro de assiti-lo.
Palestra | Auditório da Aliança Francesa do Recife, Derby
Seg, 26/11, 20h
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