terça-feira, 7 de maio de 2013

O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Joaquim Nabuco, ligada ao MEC, firmaram acordo de cooperação técnica, em 29 de abril de 2013, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para a promoção de políticas públicas audiovisuais.

O Ministério da Cultura e a Fundação Joaquim Nabuco - instituição ligada ao Ministério da Educação - firmaram novo acordo de cooperação técnica, em 29 de abril de 2013, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para a promoção de políticas públicas audiovisuais. O convênio foi assinado pelo presidente da Fundaj, o Prof. Dr. Fernando José Freire; e o Secretário do Audiovisual, Sr. Leopoldo Nunes da Silva Filho – na ocasião representando o Ministério da Cultura (MinC).


Com a nova formalização de cooperação técnica entre o MinC e a Fundaj está garantida a execução do Programa Cine Educação, à consecução dos trabalhos do Centro Audiovisual do Norte-Nordeste (CANNE/Fundaj), em conjunto com com Centro Técnico Audiovisual (CTAv/SAv), além de possibilitar o desenvolvimento das ações no âmbito das Regiões Norte e Nordeste, abrangendo toda a cadeia produtiva do audiovisual como a difusão, formação, inovação tecnológica, intercâmbio técnico e preservação.

"O que houve foi a renovação e ampliação de uma cooperação que se iniciou com o Ministro Gilberto Gil em 2008. Agora, toda a cadeia produtiva do audiovisual será fortalecida nas Regiões Norte e Nordeste, com ênfase na difusão, formação e produção", explicou a diretora de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA/Fundaj), Silvana Meireles.  As ações, segundo a diretora, serão focadas no CANNE/Fundaj e na preservação de acervo audiovisual. "A Fundaj quer ampliar sua cinemateca e desenvolver um projeto de preservação do cinema contemporâneo no Nordeste, através de uma articulação com a Cinemateca Brasileira, que é ligada à Secretaria do Audiovisual, e o intercâmbio de técnicos especializados", completou Silvana Meireles.

O gerenciamento da execução das atividades decorrentes do acordo de cooperação técnica MinC-Fundaj será feito pela Secretaria do Audiovisual (MinC) e pela diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA/Fundaj).

CINE-PE
Em 2 de maio de 2013, no encerramento do CINE-PE, o Centro Audiovisual do Norte-Nordeste (CANNE/Fundaj) foi homenageado com um prêmio, em reconhecimento ao trabalho prestado pela valorização do segmento audiovisual nas Regiões Norte e Nordeste. Silvana Meireles comentou a premiação: "Esse reconhecimento é uma valorização do trabalho prestado pelo CANNE. Agora, a partir da renovação da cooperação técnica entre a Fundaj e o MinC, reativaremos o conselho gestor do CANNE".


Um comentário:

  1. O objetivo do audiovisual mesmo em fase de teste é; ser um mecanismo de difundir método de aprendizado dentro destas iniciativas.

    ResponderExcluir